Morte de Kadhaffi


Foi divulgado nesta quinta-feira, 20 de Outubro de 2011 a morte de Muammar Kadhaffi, ex-ditador da Líbia que governou há 42 anos sendo o governante do qual passou mais tempo no poder Líbano. Foi acusado de um atentado a uma discoteca em Berlim Ocidental, que matou dois militares americanos e uma mulher turca e que, segundo os Estados Unidos, teria sido realizado por agentes líbios. Talvez esse ataque foi para afetar mais os americanos que estavam na região, pois Kadhafi não tinha afinidades com os EUA e não gostava da presença americana, poderia ter algumas razões e uma delas foi que algumas petrolíferas americanas se instalaram na região para sua extração fazendo estabelecer preços para lucrar metade da renda dessa extração. Isso fez (eu acredito seguindo um raciocínio) o coronel a fazer uma renegociação com as companhias ameaçando de fechá-las, mas a os executivos pelo jeito não aceitaram. Kadhaffi disse: "pessoas que viveram sem petróleo por 5 mil anos podem viver sem isso de novo por alguns anos para conquistar seus direitos".
A medida deu certo e a Líbia se transformou no primeiro país em desenvolvimento a garantir uma fatia majoritária dos ganhos de sua própria produção de petróleo. Outros países logo seguiram o exemplo e o boom do petróleo árabe da década de 70 começou. A Líbia logo colheu os benefícios. Com os níveis de produção alcançando os de países do Golfo, e uma das menores populações da África (cerca de 3 milhões de pessoas na época), o país enriqueceu rapidamente.
O que me faz pensar é as informações que nos chega firmando e dando parecer de uma ditadura muito rígida e perversa que Kadhaffi fazia. Ele pode ter rigido leis para evitar uma revolta durante seu governo causando prisões, alguns desaparecimento e até algumas condenações de morte ou talvez usando mãos de ferro para governar mas não foi passado para nós pela televisão desse crescimento económico no passado (em meu ver) ocorreu uma grande melhoria social, mas como sempre mostrando só uma parte, a metade ruim de tais coisas, martelo na mesma palavra pela televisão; Ditador, Ditador, Ditador!
Em meu ver tas informações realmente não são todas completas fazendo que devemos pensar que é somente isso que acontece. Para mim existiu algo real que não sabemos que fez acontecer tais conflitos, mas uma coisa eu afirmo: não é nada de libertação de um povo, pois ouve muitas mortes de civis com bombardeamentos sobre a Líbia e tive informações que 2 pilotos de bombardeios abortaram suas missões há ataques em terreno Líbano. Tem coisa que não me cheira bem.

O que me chama muito atenção é ver este vídeo de população Líbano dando apoio a Kadhaffi.





És a pergunta: Se Coronel Kadhaffi é tão ditador porque milhões de pessoas sairam as ruas apoiando-o?

Fontes: ultimosegundo

Comentários

Postagens mais visitadas