Ideologia, A ideia de matar dois coelhos com um Golpe.


 O que seria ideologia?

Segundo Aurélio:
Ciência da formação das ideias.

2 - Tratado sobre as faculdades intelectuais.
3 - Conjunto de ideias (Externas), convicções e princípios filosóficos, sociais, políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época, sociedade.

Eu posso acrescentar também que é colocar uma ideia como sentido amplo, aquilo que seria ou é ideal para caminhar na vida, tentar uma base para se ter motivo para viver. Este conceito muito usado pelo filósofo francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836) e assim criou a Ciência das Ideias do qual ensina como tratamento as ideias como fenômeno natural, da onde vinham as ideias e como desenvolviam. Tipo estudos da formação do pensamento humano e de organismos vivos, esse era uma base deste tipo de Ciência Humana.

O estudo em termo geral faria que cada estudante começasse a pensar por si levando-o como autoconhecimento ( uma breve conclusão minha ). Afinal: SE PENSO, LOGO EXISTO!!

Hoje o sentido de Ideologia tomou vários significados fazendo separação de pessoas que tem outros pensamentos para estarem afins de grupos do qual tem algo semelhante daquela ideia Externa, por isso a frase foi adicionada na explicação do Aurélio pelo motivo de vim já de fora e formada para pessoas que procuram um sentido de seguir com a vida. A ideia mais forte é da reforma na sociedade para conseguir a tal "civilização perfeita" onde todos têm iguais benefícios e terão a tal felicidade um dia, ou, manter no sistema com os valores morais e sociais para sociedade. O conceito de cada um são muito bons em filosofia mas o que pode acontecer é um choque das ideias e caracterizar em um conflito e separação. Não há erro algum em ter um segmento ideológico que leve alguém a crescer e ser aceito, mas sempre haverá um imenso erro em querer implantar de forma forçada uma outra ideia não pertencente aquele outro grupo. Toda criança precisa de uma formação, mas para que desenvolva em primeiro é cada um saber pensar por si como pode fazer o melhor para ela mesma, uma regra geral e universal ao desenvolvimento de cada pessoa assim permitindo sua faculdade manifestar. 

"É preciso ainda dispor as verdades numa ordem conveniente, não esquecer nenhuma das que são essenciais, pôr de lado as que são abundantes, fazer com que todas se encaixem e apoiem reciprocamente; finalmente, apresentá-las claramente para que sejam entendidas pelas pessoas menos instruídas; certamente, isto é uma grande tarefa a realizar" 

Tirado do livro: Elementos de Ideologia, De Destrutt Trace 

Como podemos ver, as ideia devem estar complementando uma com a outra em uma sociedade para que tudo possa caminhar ainda mais para um futuro mais abundante e ajudará mais a união de uma nação e outro ponto que somo é ver  forma como outro pensa.
Qual pensamento que queira apenas ver seu lado é está fechado para novas ideias, e qualquer ideia que queria impor sua ideia sobre o outro é agressão. Porque não fazer algo novo? Porque não olhar a visão do outro após expressar nosso lado? Esse é o mais coerente a se fazer para não cair no truque de ideias contrárias e lutar para ser aceita de forma forçada, porque tudo a força gerará sempre conflitos desnecessários, egoísticas e destruir uma nação usando as pessoas que vivem nela assim matando 2 coelhos em uma só Golpe. Minha espada não é um machado, mas ambas são instrumentos de cortes excelente. 

Comentários

Postagens mais visitadas